terça-feira, 8 de novembro de 2011

uma verdade inconveniente II - a casca dura de um ovo revela uma gema frágil



EGO: 1. Núcleo da personalidade do indivíduo. 2. Conceito que o indivíduo tem de si mesmo. 3. Consideração ou apreço exagerado que alguém tem por si mesmo. = egotismo
ESTEREÓTIPO: 1. Idéia, conceito ou modelo que se estabelece como padrão.
2. Preconceito. 3. Coisa que não é original e se limita a seguir modelos conhecidos. = lugar-comum. 4. Patologia. Comportamento ou discurso caracterizado pela repetição automática de um modelo anterior anônimo ou impessoal, e desprovido de originalidade e da adaptação à situação presente. = estereotipia.
Para aquelas pessoas do texto anterior cujos castelos de areia são erguidos como únicos detentores das verdadeiras técnicas construtivas, o ego possivelmente seja seu melhor amigo, visto que a partir do EGOísmo, ou desse apreço exagerado por si mesmo e pela maneira como entendem o mundo, faz com que gerem estereótipos dos quais carregam por toda a vida.
Uma garota com seus vinte e poucos anos, por exemplo, cujo vestido curto deixa à mostra suas belas pernas, pode ser mal interpretado por uma senhora mais velha, cuja visão se limita ao que ela vê em relação à garota. Quer dizer que para esta senhora, roupas neste comprimento específico simbolizem desrespeito ou no mais vulgar da palavra  ela é uma vagabunda.
Osama Bin Laden e os Estados Unidos são um outro bom exemplo dessa soma egoísmo + ego + estereótipo + preconceito + intolerância = guerra. O 11 de setembro é o resultado dessa soma, a partir do momento em que o líder da Al Qaeda prega para os companheiros do grupo fundamentalista que todo americano odeia o Oriente Médio. Da mesma maneira, a ação americana para matar Bin Laden resultou no estereótipo de que todo islâmico é homem-bomba prestes a explodir.
Podemos ainda pensar em diversos outros exemplos de intolerância estereotipada quanto a uma raça, cor, credo, cultura. Porém tudo isso não passa da mais terrível manifestação do ego. É alguém acreditar que detém todas as respostas certas para as perguntas da vida e que ninguém mais as possuiu.
Há uma frase que diz: "A sabedoria não vem automaticamente com a idade. Nada vem - exceto rugas. É verdade, alguns vinhos melhoram com o tempo, mas apenas se as uvas eram boas em primeiro lugar." [Abigail Van Buren].
Partindo dessa afirmativa podemos entender que a sabedoria só alcança aqueles que estão aptas para recebê-la. Logo, uma pessoa tolerante é aquele que desde pequena foi educada a compreender que nem a mais sólida muralha resiste às ações do tempo, mais tarde ela tombará, deixando as ruínas do que antes era uma barreira firme e instransponível.
Assim, quem soube administrar sua própria vida sendo grato por viver em um mundo onde cada pessoa, mesmo a que já nasce e morre, contribui de forma ímpar para que avancemos mais um metro na estrada da evolução rumo ao Divino.
É o chamado "efeito borboleta" que diz que o bater de asas de uma borboleta no Japão, provocará - pelo reverberar das ondas de ar provocadas pelo movimento do vôo - um tufão ao chegar aqui no ocidente. Nenhum homem é uma ilha isolada, mas somos todos um grande continente cujos ferimentos que causamos em um semelhante, estamos causando a nós mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário